Fale conosco pelo WhatsApp

Conheça 3 tipos de exercícios para hérnia de disco

mulher fazendo exercícios

Saiba como cuidar da saúde da sua coluna e evitar as dores da hérnia de disco

Por estar muito relacionada com a postura corporal, a hérnia de disco é um problema que atinge pessoas das mais diferentes faixas etárias e traz dores intensas. Um dos vilões que afeta a saúde da coluna é o sedentarismo, por isso, fazer alguns exercícios para hérnia de disco é fundamental para controlar o problema.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que, até 2018, cerca de 5,4 milhões de brasileiros apresentavam hérnia de disco. Este número alarmante só tende a crescer com os hábitos da vida moderna, já que é muito comum esquecer de manter uma postura correta ao longo do dia para promover a saúde da coluna.

A boa notícia é que existem meios de evitar que as dores da hérnia de disco prejudiquem o conforto do paciente e a execução de suas atividades rotineiras. Alguns exercícios para hérnia de disco são simples, práticos e extremamente eficazes para prevenção, controle e tratamento de problemas na coluna. Muitos deles, inclusive, são indicados até mesmo para a recuperação após alguns procedimentos cirúrgicos.

O que é a hérnia de disco?

A hérnia de disco é uma alteração que ocorre quando o disco intervertebral, uma estrutura de cartilagem localizada na coluna e que contém um líquido gelatinoso, sofre uma lesão.

Nessa situação, o disco tem o seu líquido interior expandido para fora de sua estrutura, que começa a se achatar e transforma-se na hérnia de disco. É muito comum que a hérnia de disco aconteça na região cervical e lombar.

Esse processo de desgaste e achatamento do disco oferece muita dor, dormência e queimação ao paciente, que vê sua saúde comprometida.

Apesar de a doença não ter cura, alguns procedimentos, remédios e tratamentos, como os exercícios para hérnia de disco, são eficazes para amenizar a dor do paciente.

Conheça alguns exercícios para hérnia de disco

Quem está em tratamento para hérnia de disco precisa ter um programa de exercícios planejado por um profissional especializado na área.

Essa rotina evita o sedentarismo e promove a sustentação e estabilização que o corpo precisa para que a coluna cumpra sua função de maneira eficiente, saudável e sem prejuízos ao cotidiano do paciente. Conheça alguns exercícios para hérnia de disco que costumam ser recomendados por especialistas.

Pilates e yoga

Apesar de serem exercícios diferentes, o pilates e a yoga são similares em resultados para o tratamento da hérnia de disco. Os dois tipos de atividade física promovem o condicionamento físico, fortalecimento dos músculos e a reabilitação do paciente.

Por meio do pilates e da yoga, o paciente com hérnia de disco tem sua coluna estabilizada e observa um melhor controle da dor.

Uma postura muito utilizada e com excelentes resultados é a do gato e da vaca, que consiste em respirar fundo em uma postura de quatro apoios e subir e descer a coluna, tudo isso enquanto o praticante controla a respiração.

Os exercícios têm o poder de melhorar os sintomas, relaxar o corpo, aumentar a resistência dos músculos do tronco e manter uma boa postura, todos aspectos fundamentais para o controle da hérnia de disco.

No entanto, é importante dizer que nenhum desses dois exercícios para hérnia de disco devem ser feitos sem o apoio de um profissional, que poderá garantir que as posturas praticadas sejam benéficas para o corpo.

Alongamento

Geralmente combinado com sessões de fisioterapia, o alongamento é fundamental para aumentar a flexibilidade, organizar as fibras musculares, fortalecer o abdômen e melhorar a postura corporal do paciente.

É importante tomar cuidado ao realizar o alongamento, que também deve ser orientado por um profissional, pois as posturas erradas podem prejudicar a coluna e não trazer o resultado buscado pelo paciente.

Hidroterapia

Um dos exercícios para hérnia de disco mais buscados são os que o paciente fica dentro da água. Isso porque dentro de uma piscina os níveis de dores e a compressão articular são menores, promovendo um relaxamento muscular que traz alívio para quem sofre com a hérnia de disco.

Esse tipo de exercício também traz a sensação de que o peso corporal é menor, o que leva à redução da proteção muscular do corpo e uma melhora na sensação de bem-estar do paciente.

Quando for buscar os exercícios para hérnia de disco que mais se adaptem à sua realidade, sempre conte com orientação médica, só um profissional especializado em coluna será capaz de entender o seu quadro e necessidades.

Agende sua consulta e conheça mais sobre os procedimentos realizados com o Dr. Carlos Barsotti.

Fontes:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE;

Dr. Carlos Barsotti.

AGENDAR CONSULTA

Preencha o formulário e aguarde nosso contato. Se preferir, nos chame pelo: WhatsApp 11 93270-0211 ou
11 2985-0211 .