A má postura leva ao desequilíbrio das estruturas da coluna, favorecendo alterações estruturais que podem resultar em dor.
Muitas crianças se cansam de receber conselho a respeito da importância de manter uma boa postura, mas a tendência é que todas essas broncas sejam esquecidas na vida adulta. As dores na coluna por causa da má postura corporal são um dos principais fatores que levam à piora na qualidade de vida da população – muitas vezes, levando à incapacitação do indivíduo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% de toda a população tem ou terá quadros de dor nas costas em algum momento da vida. Além das dores na coluna por causa da má postura corporal, este incômodo pode estar associado a fatores como obesidade, sedentarismo, sobrecarga muscular e realização de trabalhos repetitivos. Entenda melhor, a seguir!
Qual a importância de uma postura corporal adequada?
Quando o corpo está devidamente alinhado, as articulações e músculos das costas conseguem suportar todo o peso do corpo de maneira adequada. A má postura quebra este equilíbrio e leva ao desgaste das estruturas da coluna – muitas vezes, favorecendo o desenvolvimento de condições como artrose e hérnia de disco.
As dores na coluna por causa da má postura corporal não são uma fonte instantânea de dor, mas resultado de um desgaste em longo prazo (que pode levar a alterações estruturais, além de pressão nos músculos, discos e articulações). A postura inadequada também pode comprometer o sistema nervoso periférico, enfraquecer os músculos abdominais e causar danos em todo o organismo.
Principais sinais de má postura
A maioria das pessoas com má postura não consegue perceber que está mantendo a coluna em posição inadequada e que isso pode estar causando lesões. Alguns dos principais sintomas que indicam que o paciente possui dores na coluna por causa da má postura corporal são:
- Ombros curvados;
- Barriga saliente;
- Dores nas costas sem motivo aparente;
- Cabeça pendendo para a frente dos ombros;
- Fadiga muscular;
- Dores na cabeça e/ou no corpo.
Principais lesões causadas por má postura
A má postura é muito frequente, principalmente entre pessoas que passam muito tempo sentadas na frente do computador e entre aquelas que fazem muitos movimentos repetitivos com as mãos e punhos. Neste contexto, as lesões posturais mais comuns são:
- Lesão por esforço repetitivo (LER) – distúrbio associado à repetição de movimentos;
- Lombalgia – dor na região lombar da coluna;
- Síndrome do impacto do ombro – compressão do tendão do músculo do ombro, causando dor intensa ao levantar ou abaixar o braço.
Como evitar dores na coluna por causa da má postura corporal
Algumas mudanças simples no cotidiano podem contribuir de maneira significativa para a prevenção de dores na coluna. São elas:
- Tenha uma vida ativa, com prática regular de exercícios físicos;
- Sente-se corretamente no trabalho, nas aulas e até mesmo nas refeições;
- Evite levantar peso de maneira inadequada;
- Durma na posição correta, com a coluna alinhada e utilizando um travesseiro que permita que a cabeça fique alinhada com a coluna.
Quando procurar um especialista em coluna?
As dores na coluna por causa da má postura corporal podem surgir em qualquer momento, muitas vezes desaparecendo sozinhas após alguns dias. Caso o desconforto dure mais de um mês, é recomendado procurar um ortopedista especialista em coluna para avaliar o quadro.
O ideal é que os problemas de coluna sejam diagnosticados e controlados o quanto antes, de modo a evitar que as dores na coluna por causa da má postura corporal se tornem um problema crônico e que prejudica seriamente a qualidade de vida do paciente.
Para informações, entre em contato e agende já a sua consulta.
Fontes: