Fale conosco pelo WhatsApp

Como o sedentarismo pode causar dores na coluna

imagem ilustrativa

Um estilo de vida sedentário pode impactar diretamente a saúde da sua coluna. Saiba quais os melhores exercícios para evitar a dor.

Terminações nervosas, músculos, discos e ligamentos são alguns dos componentes da coluna vertebral, estrutura complexa e responsável pela sustentação do corpo humano. E como todo e qualquer órgão e estrutura do corpo, a coluna está sujeita aos maus hábitos e falta de cuidado que podemos ter no dia a dia. Se você está se perguntando “o sedentarismo pode causar dores na coluna?”, a resposta é: sim!

O sedentarismo pode dar dor na coluna, e isso acontece graças à falta de movimentação e de fortalecimento das estruturas que compõem a espinha dorsal, além da má postura. É importante diferenciar quais dores são ocasionadas pelo sedentarismo e como sair dessa condição.

O impacto do sedentarismo na coluna vertebral

A falta de atividades físicas em nossa rotina é um mal prevalente. Pesquisas realizadas pelo IBGE indicam que 40,3% dos brasileiros adultos são sedentários, e muitos não devem imaginar o impacto negativo que isso pode ter na saúde. Basta imaginarmos que as articulações nos permitem realizar todos os movimentos, tais como andar, correr ou levantar os braços. Sendo assim, podemos afirmar que o corpo humano foi projetado para o movimento.

E com a coluna não seria diferente, uma vez que seus tecidos moles, como os músculos e ligamentos, conferem flexibilidade a essa estrutura. E com a falta de movimentos, o sedentarismo pode dar dor na coluna conforme negligenciamos a importância dos exercícios.

O sobrepeso é uma das preocupações mais comuns entre os sedentários, porém, não é necessário que você ultrapasse o peso ideal para provocar a sobrecarga em sua estrutura óssea e muscular. Uma das formas mais comuns de como o sedentarismo pode causar dores na coluna é por meio da transferência excessiva de peso para as estruturas musculares que, por sua vez, desempenham o fator de proteção da coluna.

A musculatura fraca (resultado da inatividade física) e tensionada pelas horas em repouso provocará desconfortos e colocará em risco o bem-estar do paciente.

Outro ponto de atenção para os sedentários é a atrofia das articulações, causada pela falta de estímulo. Muitas horas na mesma posição ou muito tempo sem trabalhar as articulações as levam para um estado inflamatório e, além das dores, será possível sentir a dificuldade ou fraqueza para realizar determinados movimentos.

Dores na coluna: quando buscar ajuda médica

Citamos como o sedentarismo pode dar dor na coluna, porém, outros fatores e patologias podem acarretar os desconfortos na região. É importante manter a atenção para distinguir quais casos demandam atendimento médico imediato.

Enquanto as dores nas costas podem ser sintomas de inflamações ou má postura, a dor na coluna pode ser um indicativo de esforço repetitivo intenso, osteoporoses ou até mesmo desalinhamento da coluna vertebral.

Da mesma maneira que o sedentarismo pode causar dores na coluna, a hérnia de disco, por exemplo, é uma lesão da coluna provocada pelo deslocamento do disco intervertebral. E entre os seus sintomas mais comuns, estão as dores na coluna que podem até mesmo irradiar para regiões como as pernas e os braços.

Desta forma, devemos reforçar que o sedentarismo pode dar dor na coluna, mas desconfortos intensos ou que não cessam com atividades físicas são sinais de alerta para buscar um médico ortopedista especializado em coluna. Apenas um profissional poderá investigar a raiz do problema e definir o tratamento mais assertivo ao seu caso.

Como evitar o sedentarismo

Além do impacto na coluna vertebral, o sedentarismo é um fator de risco para o surgimento de diversas doenças. E isso se dá porque, ao não gastarmos a quantidade mínima de calorias diárias ou não produzirmos hormônios como a endorfina e serotonina, liberados após a prática de atividades físicas, levamos o organismo a desenvolver:

  • Piora na qualidade do sono;
  • Acúmulo de gordura abdominal;
  • Diminuição da força muscular;
  • Outros impactos que acarretam doenças como diabetes, hipertensão ou depressão.

Portanto, o sedentarismo pode dar dor na coluna e também colocar o restante da sua saúde em risco. Para evitá-lo, você não precisa apenas praticar esportes, basta encontrar uma atividade leve, sem impacto e que seja confortável e adaptada à sua rotina.

A melhor forma de tratamento para uma doença é sempre a prevenção, e por mais atarefado que seja o seu dia, é fundamental buscar um momento para cuidar de si e se exercitar, pois assim como o sedentarismo pode causar dores na coluna, essa condição pode trazer consequências mais sérias para o seu bem-estar.

Os exercícios recomendados para as dores na coluna

Concluímos que o sedentarismo pode dar dor na coluna, mas também pode ser combatido com a prática de exercícios leves e que se encaixem na sua preferência e rotina, tais como:

Caminhadas

Exercício de baixo impacto e que pode ser praticado a qualquer hora do dia. As caminhadas são benéficas para o sistema cardiovascular e auxiliam no fortalecimento dos músculos e articulações.

Pilates

Conjunto de exercícios realizados no solo ou em aparelhos, o pilates tem, dentre os seus diversos objetivos e benefícios, a correção da postura, melhora da flexibilidade e respiração, além do alívio de incômodos musculares.

Yoga

Apesar de ser uma atividade de baixo impacto, a yoga possui posturas e exercícios que ajudam a alongar e a corrigir a má postura. Sem esquecer que o sedentarismo pode causar dores na coluna, você pode se prevenir dessa condição dentro de casa, pois a yoga é um dos exercícios que permite que você se movimente sem precisar sair.

O importante é sempre buscar ajuda profissional quando enfrentar sintomas mais sérios e, principalmente, optar por um estilo de vida mais ativo. O sedentarismo pode dar dor na coluna, mas é importante lembrarmos que combatê-lo está ao nosso alcance, além de que praticar atividades físicas também nos proporcionam a sensação de bem-estar e alívio, sendo grandes aliadas contra os mais diversos tipos de dores.

Para maiores informações, entre em contato e agende já sua consulta.

Fontes:

SBC

SBOT

Dr. Carlos Barsotti

AGENDAR CONSULTA

Preencha o formulário e aguarde nosso contato. Se preferir, nos chame pelo: WhatsApp 11 93270-0211 ou
11 2985-0211 .