Veja quais são os principais problemas na coluna

imagem ilustrativa

Os problemas que podem afetar a coluna são variados e possuem características específicas de diagnóstico e tratamento. Confira os mais comuns entre eles.

Podemos chegar a um consenso de que não existe uma pessoa que queira sofrer com dores no seu dia a dia. Pior ainda é quando esses desconfortos são fortes e nos impossibilitam de realizar as atividades mais básicas do cotidiano. Este incômodo é bastante conhecido por aqueles que possuem algum dos principais problemas na coluna.

Por mais que sempre busquemos acabar com a dor, não podemos nos esquecer de que certos desconfortos são sempre um sinal de alerta de que algo não está funcionando corretamente em nosso corpo. Comuns entre a população e ocasionadas pelos principais problemas na coluna, as dores na espinha dorsal incomodam e requerem atenção redobrada, tendo em vista a complexidade e sensibilidade da região.

Sendo assim, distrair as dores com analgésico, ainda mais sem prescrição médica, não é o caminho ideal para a manutenção da nossa saúde.

Veja, a seguir, como identificar as dores na coluna e quais as suas principais causas.

Como identificar as dores na coluna

Antes de abordarmos os principais problemas na coluna, devemos reforçar a diferença entre as dores que são causadas por doenças como a hérnia de disco ou a hiperlordose e aquelas que podem ser resultados de lesões musculares ou esforços repetitivos.

As dores que podem representar problemas na coluna acometem a região lombar, cervical, torácica ou pélvica. Nelas, o paciente pode sofrer com a dificuldade de locomoção ou até mesmo com a irradiação do desconforto para áreas como os braços e pernas.

Na contramão, o esforço repetitivo, a má postura ou a sobrecarga na região lombar podem desencadear dores musculares que, por sua vez, podem ser sanadas com um acompanhamento médico, quando podem ser prescritos medicamentos que busquem aliviar a dor e a inflamação causadas naquele momento.

Principais problemas na coluna

A coluna vertebral é responsável pela sustentação do corpo humano, e ela é composta por ossos, músculos, tendões e ligamentos. Essa estrutura complexa pode ser facilmente impactada pelos principais problemas na coluna, que têm, como causas, as condições genéticas, maus hábitos, má postura ou esforços repetitivos.

Os principais problemas na coluna são:

• Hérnia de Disco;
  • Bico de papagaio;
  • Hiperlordose.

Abaixo, explicamos cada um deles para que o paciente possa entender detalhadamente as suas causas e quais as formas de driblar essas condições.

Hérnia de Disco

Na coluna vertebral, encontramos 23 discos invertebrais, estruturas compostas por anéis fibrosos que têm, como função, garantir o amortecimento dos impactos sofridos pelo corpo. O processo de desgaste do organismo ou o envelhecimento podem levar ao deslocamento do disco invertebral, o que, por sua vez, levará ao surgimento da hérnia de disco.

A hérnia de disco é caracterizada pela lesão que acomete a coluna vertebral quando o núcleo do disco intervertebral se desloca. E entre os seus principais sintomas, destacamos as dores na coluna que irradiam para os braços e pernas ou, dependendo da localização, dores cervicais e alterações no funcionamento do intestino.

A hérnia de disco é um dos principais problemas na coluna, e seu tratamento visa amenizar as dores durante a fase aguda, afim de melhorar e evitar a cirurgia. Há também a recomendação de práticas que evitem o surgimento de outras fases agudas, tais como a acupuntura, fisioterapia e reeducação da postura.

Bico de papagaio

A osteofitose, popularmente conhecida como bico de papagaio, dá-se a partir de alterações nas vértebras da coluna, o que ocasiona a formação de novas estruturas ósseas, os osteófitos. Prevalente entre as pessoas com mais de 50 anos, os osteófitos possuem o formato de um gancho, o que remete ao bico de um papagaio, e surgem como consequência da desidratação do disco intervertebral.

O bico de papagaio figura entre os principais problemas na coluna, e seu diagnóstico pode ser feito a partir de exames de imagem, como a radiografia ou a tomografia computadorizada. Seus sintomas mais comuns são dores fortes e formigamentos.

Já o tratamento para o bico de papagaio visa o retorno da qualidade de vida do paciente, amenizando dores e incômodos, e incentivando exercícios e práticas como a fisioterapia, para fortalecer os músculos das vértebras afetadas.

Hiperlordose

A hiperlordose é uma condição que afeta a região lombar ou cervical, sendo caracterizada pela curvatura acentuada da coluna vertebral para dentro.

Esse, que está entre os principais problemas na coluna, pode ter uma série de causas, como o sedentarismo, má postura ou obesidade. Seu aparecimento pode ocorrer até mesmo durante a gravidez, já que nesse período a mulher passa por alterações na coluna e no centro de gravidade do corpo.

O paciente pode perceber a hiperlordose quando se deita de barriga para cima e sua lombar não consegue alcançar o chão. E aliados aos fatores visíveis, é comum que a hiperlordose cause dor no pescoço ou no fundo das costas, além da diminuição na mobilidade da coluna.

Quando buscar um profissional

Podemos perceber que os principais problemas na coluna surgem por fatores distintos e, apesar de contarem com estratégias de tratamento em comum, possuem sempre características específicas que devem ser analisadas de perto.

Ao detectar um ou mais dos sintomas citados acima, apontados como os principais problemas na coluna, busque um profissional da sua confiança para avaliação e exames diagnósticos.

Para maiores informações, entre em contato e agende já sua consulta.

SBC

SBOT