Cirurgia de correção: escoliose

imagem ilustrativa

Procedimento é capaz de alinhar as vértebras e trazer de volta qualidade de vida ao paciente

Cerca de 3% da população mundial sofre com a escoliose — uma deformação na curvatura normal da coluna para uma das laterais, que pode ocorrer tanto na cervical, quanto na torácica e na lombar. Esta alteração é visível principalmente quando se observa a pessoa de costas.

As causas da escoliose não são muito bem determinadas. Alguns casos podem ser congênitos, por má-formação das vértebras, enquanto outros são consequentes de doenças neurológicas, degenerativas ou mesmo idiopáticas (quando não se consegue definir uma possível causa).

A correção de escoliose pode ser feita a partir de tratamentos conservadores que buscam frear o avanço da curvatura, mas, em alguns casos, pode ser necessária a cirurgia. A principal técnica de cirurgia de correção da escoliose é chamada de artrodese.

Como é a cirurgia de correção da escoliose?

A técnica mais comum de cirurgia de correção da escoliose é a artrodese da coluna, que consiste na fusão das vértebras com a finalidade de manter seu alinhamento adequado. Ela é indicada nos casos em que o tratamento conservador não consegue controlar o avanço da curvatura e o ângulo de deformidade já passa dos 50 graus.

Esta é uma cirurgia de grande complexidade, sendo considerada o maior procedimento de alinhamento da coluna existente. Ainda assim, seus resultados costumam ser eficientes para promover qualidade de vida ao paciente.

Como é feita a cirurgia de correção da escoliose?

A cirurgia de correção da escoliose tem como finalidade realinhar as vértebras a partir de um procedimento chamado artrodese. Nela, os ossos são alinhados e fundidos para se tornarem um bloco único. Isso possibilita que a curvatura se torne ereta e ajustada.

A correção de escoliose é feita a partir do ajuste das vértebras com o auxílio de hastes de metal e parafusos. A partir de então, a artrodese é consolidada com o uso de enxertos ósseos entre as vértebras, que se fundem num processo semelhante ao de cura de um osso fraturado.

O tempo de duração da cirurgia de correção da escoliose depende do ângulo apresentado pela deformidade e da quantidade de vértebras a serem alinhadas, podendo variar entre 3 e 12 horas. Por ser um procedimento complexo, deve ser feito em ambiente hospitalar, com uso de anestesia geral.

Muitas vezes, não é possível atingir o alinhamento perfeito das vértebras, mas a cirurgia pode ser capaz de reverter o ângulo de deformidade a algo próximo de 25 graus, que é suficiente para a recuperação da qualidade de vida, sem riscos à saúde ou grandes comprometimentos estéticos.

Quais são os riscos da cirurgia?

Assim como todo procedimento invasivo, a cirurgia de correção da escoliose apresenta riscos, sendo que um dos principais está relacionado à medula. Por ser uma estrutura do sistema nervoso central que passa pela coluna, é importante que a equipe médica tenha cuidado extensivo com a medula para evitar qualquer comprometimento a ela.

Outro risco da cirurgia de escoliose está relacionado aos implantes. Há a chance de que as hastes e parafusos fiquem mal posicionados e se desloquem, se soltem ou até mesmo quebrem, causando diversas complicações.

Além destes riscos, ainda há as possibilidades cirúrgicas de hemorragias, infecções e reação do paciente à anestesia. Quanto maior a curvatura a ser corrigida, maiores os riscos, por isso é importante encontrar profissionais experientes e capacitados.

Para quem é indicada a cirurgia de escoliose?

A cirurgia de correção de escoliose é geralmente indicada para pacientes com grau de curvatura maior que 50. A essa altura, existe risco de comprometimento de órgãos como o pulmão e da função respiratória.

A cirurgia de correção de escoliose também pode ser indicada para crianças, já que o problema pode ser congênito ou surgir durante fases de crescimento. Nesses casos, a indicação cirúrgica é possível em crianças que tenham curvaturas a partir de 40 graus.

De toda forma, qualquer indicação de tratamento de correção de escoliose deve ser cuidadosamente individualizada. Critérios como o estado geral do paciente precisam ser analisados, bem como a alteração estética e os riscos sobre o funcionamento de órgãos e da função respiratória.

Cuidados pós-cirurgia

O período pós-operatório da cirurgia de correção de escoliose deve ser cumprido seguindo todas as recomendações para evitar quaisquer complicações e uma recuperação adequada da estrutura óssea da coluna.

A internação no hospital após a correção de escoliose pode durar de quatro a sete dias. Nesse período, o paciente vai recuperando os movimentos. Depois, devem ser respeitadas recomendações como:

• Manter repouso por pelo menos duas semanas após a cirurgia;
  • Usar adequadamente as medicações prescritas;
  • Usar cinta pós-operatória de acordo com as recomendações;
  • Retornar a escola ou trabalho após 2 a 4 semanas;
  • Retornar às atividades mais intensas após 6 meses.

É essencial também cuidar dos curativos e manter hábitos de alimentação saudáveis para que o processo de cicatrização ocorra sem complicações. Dessa forma, a recuperação é mais tranquila e a recuperação da coluna mais eficaz.

Para saber mais sobre escoliose e seus tratamentos, entre em contato agora mesmo com o Dr. Carlos Barsotti e agende já a sua consulta.

Sociedade Brasileira De Anestesiologia

Sociedade Brasileira de Coluna