Fale conosco pelo WhatsApp

Hérnia de disco pode regredir?

imagem ilustrativa

Maioria dos pacientes pode apresentar regressão em hérnia de disco sem necessidade de intervenção cirúrgica

Doença que provoca dores muitas vezes insuportáveis, a hérnia de disco se caracteriza por extravasamento de conteúdo do disco intervertebral através de uma fissura. Os discos são estruturas fibrosas e cartilaginosas que ficam entre as vértebras da coluna vertebral. Sendo assim, as hérnias de disco podem se localizar em qualquer parte da coluna vertebral.

O núcleo pulposo, que é o líquido gelatinoso que preenche o disco, pode extravasar quando a estrutura está desgastada. Existem tratamentos que têm a finalidade de amenização ou mesmo de regressão da hérnia de disco.

Existem três tipos de hérnias de disco:

  • Protusas: quando o disco aumenta, mas sem extravasar o líquido interno;
  • Extrusas: quando o líquido fica exposto, mas atinge apenas estruturas próximas;
  • Sequestradas: quando o rompimento do anel do disco é grave e o líquido fica exposto no canal medular, causando compressão contínua.

Por que a hérnia de disco pode regredir?

É certo que hérnia de disco pode regredir sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Existem casos em que a regressão da hérnia de disco consegue ser atingida somente com tratamento conservador, que pode incluir fisioterapia, administração de medicamentos por via oral e infiltração medicamentosa por via injetável.

Apesar de o tratamento conservador atuar mais nos sintomas, é possível que, com ele, a hérnia de disco pode regredir. Isso ocorre porque o corpo, sinalizado de que há algo de errado com a coluna, e com a ajuda das medicações e da fisioterapia, é capaz de atuar na regressão das alterações nos discos intervertebrais.

Um estudo publicado em 2015 nos Estados Unidos indicou que cerca de 95% dos pacientes tiveram regressão em hérnias sequestradas, 70% em hérnias de disco extrusas e 41% nos casos de protusão do disco, concluindo que a hérnia de disco pode regredir na maioria dos casos, desde que aplicados os devidos tratamentos conservadores.

De modo geral, menos de 10% dos pacientes não atingem a regressão da hérnia de disco adequada e, por isso, precisam de tratamento cirúrgico para sua devida correção.

Principais cuidados com hérnia de disco

A regressão da hérnia de disco depende de alguns cuidados que devem ser tomados pelo paciente desde o diagnóstico e durante seu tratamento. Já que a hérnia de disco pode regredir, é muito importante que sejam seguidas recomendações como:

  • Procurar atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas;
  • Tomar as medicações de acordo com a prescrição do especialista;
  • Fazer exercícios de fisioterapia voltados ao tratamento da hérnia;
  • Evitar esforços e movimentos bruscos.

É muito importante estar atento aos sintomas da hérnia de disco. A dor é o sintoma mais característico e ocorre porque as estruturas alteradas ou extravasadas do disco intervertebral tocam áreas de muita sensibilidade nervosa. Muitos pacientes relatam dores insuportáveis.

Outros sintomas que podem vir associados à dor são fraqueza (com ou sem dormência nas pernas e pés), dificuldade de movimentos e sensação de formigamento nas nádegas. Existem casos em que a hérnia causa comprometimento nas funções intestinal e da bexiga.

Tratamentos para hérnia de disco

O processo de tratamento das hérnias de disco pode ser cirúrgico ou conservador. Os tratamentos conservadores são realizados com uso de medicamentos combinados com exercícios de fisioterapia e mudança de alguns hábitos.

Medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem ser indicados para auxiliar na remissão dos sintomas. É durante esse tratamento, combinado com a fisioterapia, que a hérnia de disco pode regredir ou mesmo desaparecer.

É também o resultado do tratamento conservador que vai definir a necessidade ou não de cirurgia. Apesar de que a hérnia de disco pode regredir, alguns casos podem não obter sucesso efetivo e necessitar intervenção cirúrgica.

Como evitar o surgimento da hérnia de disco?

A hérnia de disco pode regredir, mas é possível seguir alguns caminhos para evitar que ela apareça. Os principais deles são:

  • Manter postura adequada;
  • Manter peso adequado;
  • Fazer exercícios físicos com devida orientação profissional;
  • Manter hábitos saudáveis de alimentação e eliminação do tabagismo.

Caso os sintomas de hérnia de disco apareçam, procure um especialista para iniciar o tratamento, porque a possibilidade de que a hérnia de disco pode regredir sem a necessidade de cirurgia é grande, desde que o tratamento seja iniciado corretamente e precocemente.

Entre em contato com o Dr. Carlos Barsotti e agende já a sua consulta.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Ministério da Saúde

Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos

AGENDAR CONSULTA

Preencha o formulário e aguarde nosso contato. Se preferir, nos chame pelo: WhatsApp 11 93270-0211 ou
11 2985-0211 .