Maioria dos pacientes pode apresentar regressão em hérnia de disco sem necessidade de intervenção cirúrgica
Doença que provoca dores muitas vezes insuportáveis, a hérnia de disco se caracteriza por extravasamento de conteúdo do disco intervertebral através de uma fissura. Os discos são estruturas fibrosas e cartilaginosas que ficam entre as vértebras da coluna vertebral. Sendo assim, as hérnias de disco podem se localizar em qualquer parte da coluna vertebral.
O núcleo pulposo, que é o líquido gelatinoso que preenche o disco, pode extravasar quando a estrutura está desgastada. Existem tratamentos que têm a finalidade de amenização ou mesmo de regressão da hérnia de disco.
Existem três tipos de hérnias de disco:
- Protusas: quando o disco aumenta, mas sem extravasar o líquido interno;
- Extrusas: quando o líquido fica exposto, mas atinge apenas estruturas próximas;
- Sequestradas: quando o rompimento do anel do disco é grave e o líquido fica exposto no canal medular, causando compressão contínua.
Por que a hérnia de disco pode regredir?
É certo que hérnia de disco pode regredir sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Existem casos em que a regressão da hérnia de disco consegue ser atingida somente com tratamento conservador, que pode incluir fisioterapia, administração de medicamentos por via oral e infiltração medicamentosa por via injetável.
Apesar de o tratamento conservador atuar mais nos sintomas, é possível que, com ele, a hérnia de disco pode regredir. Isso ocorre porque o corpo, sinalizado de que há algo de errado com a coluna, e com a ajuda das medicações e da fisioterapia, é capaz de atuar na regressão das alterações nos discos intervertebrais.
Um estudo publicado em 2015 nos Estados Unidos indicou que cerca de 95% dos pacientes tiveram regressão em hérnias sequestradas, 70% em hérnias de disco extrusas e 41% nos casos de protusão do disco, concluindo que a hérnia de disco pode regredir na maioria dos casos, desde que aplicados os devidos tratamentos conservadores.
De modo geral, menos de 10% dos pacientes não atingem a regressão da hérnia de disco adequada e, por isso, precisam de tratamento cirúrgico para sua devida correção.
Principais cuidados com hérnia de disco
A regressão da hérnia de disco depende de alguns cuidados que devem ser tomados pelo paciente desde o diagnóstico e durante seu tratamento. Já que a hérnia de disco pode regredir, é muito importante que sejam seguidas recomendações como:
- Procurar atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas;
- Tomar as medicações de acordo com a prescrição do especialista;
- Fazer exercícios de fisioterapia voltados ao tratamento da hérnia;
- Evitar esforços e movimentos bruscos.
É muito importante estar atento aos sintomas da hérnia de disco. A dor é o sintoma mais característico e ocorre porque as estruturas alteradas ou extravasadas do disco intervertebral tocam áreas de muita sensibilidade nervosa. Muitos pacientes relatam dores insuportáveis.
Outros sintomas que podem vir associados à dor são fraqueza (com ou sem dormência nas pernas e pés), dificuldade de movimentos e sensação de formigamento nas nádegas. Existem casos em que a hérnia causa comprometimento nas funções intestinal e da bexiga.
Tratamentos para hérnia de disco
O processo de tratamento das hérnias de disco pode ser cirúrgico ou conservador. Os tratamentos conservadores são realizados com uso de medicamentos combinados com exercícios de fisioterapia e mudança de alguns hábitos.
Medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem ser indicados para auxiliar na remissão dos sintomas. É durante esse tratamento, combinado com a fisioterapia, que a hérnia de disco pode regredir ou mesmo desaparecer.
É também o resultado do tratamento conservador que vai definir a necessidade ou não de cirurgia. Apesar de que a hérnia de disco pode regredir, alguns casos podem não obter sucesso efetivo e necessitar intervenção cirúrgica.
Como evitar o surgimento da hérnia de disco?
A hérnia de disco pode regredir, mas é possível seguir alguns caminhos para evitar que ela apareça. Os principais deles são:
- Manter postura adequada;
- Manter peso adequado;
- Fazer exercícios físicos com devida orientação profissional;
- Manter hábitos saudáveis de alimentação e eliminação do tabagismo.
Caso os sintomas de hérnia de disco apareçam, procure um especialista para iniciar o tratamento, porque a possibilidade de que a hérnia de disco pode regredir sem a necessidade de cirurgia é grande, desde que o tratamento seja iniciado corretamente e precocemente.
Entre em contato com o Dr. Carlos Barsotti e agende já a sua consulta.
Fontes: