Fale conosco pelo WhatsApp

Dores na coluna na gravidez

Imagem de uma mulher gravida com dores na coluna

Desconforto é bastante comum ao longo da gestação, mas pode ser aliviado a partir de alguns cuidados simples

Embora seja um momento muito especial na vida das mulheres, as diversas mudanças que ocorrem no corpo da mulher ao longo das semanas de gestação podem ser acompanhadas por inúmeros desconfortos e preocupações. As dores na coluna na gravidez estão entre esses incômodos comuns da gestação, podendo comprometer o bem-estar da gestante.

As dores na coluna na gravidez ocorrem principalmente na região lombar e são resultantes da mudança no centro de gravidade da gestante devido ao crescimento da barriga. Como consequência, diversos músculos das costas passam a ser mais exigidos, passando a trabalhar de forma mais intensa, levando ao desconforto na região.

É normal sentir dores na coluna na gravidez?

Sim. É muito comum que as mulheres sintam dores na coluna na gravidez, além de desconfortos em outras articulações. É estimado que mais de 60% das gestantes sofram com dores lombares, um resultado do aumento de peso corporal e das diversas alterações hormonais que ocorrem ao longo das semanas de desenvolvimento do feto.

No caso de gestantes que passam muito tempo sentadas, as dores podem ser ainda mais intensas, muitas vezes se espalhando pelos glúteos e região posterior da coxa. Esta é justamente a área por onde passa o nervo ciático.

Como prevenir dores na coluna na gravidez?

Embora esta seja uma alteração bastante comum e até esperada, as dores na coluna na gravidez podem ser prevenidas a partir de alguns cuidados, como:

  • Controlar o ganho de peso durante a gestação;
  • Fazer atividades físicas, desde que liberadas pelo médico obstetra;
  • Ter atenção à postura, evitando posições em que a coluna não fique ereta;
  • Ter cuidado ao levantar peso;
  • Escolher os calçados adequados, evitando principalmente salto alto e sandálias “rasteirinhas” (que não absorvem o impacto adequadamente).

Dicas para aliviar as dores na coluna na gravidez

Mesmo com os cuidados acima, pode acontecer de a paciente ainda sofrer com dores na coluna na gravidez. Quando o desconforto já está instalado, é possível adotar algumas medidas paliativas para controlar a dor — preferencialmente, sem uso de medicamentos, uma vez que a gestação é um período delicado e alguns fármacos podem comprometer o desenvolvimento fetal.

Algumas das principais opções para aliviar as dores:

  • Uso de bolsas de água quente;
  • Fisioterapia;
  • Massagem;
  • Usar suporte para as costas ao sentar-se;
  • Exercícios físicos leves, como caminhada, alongamento, hidroginástica e musculação;
  • Evitar ficar muito tempo na mesma posição;
  • Pedir ajuda a familiares para realizar tarefas domésticas e carregar peso.

Quando procurar um especialista em coluna?

Não há nenhuma evidência de que as dores na coluna na gravidez levem a algum problema de desenvolvimento do bebê. Este tipo de alteração prejudica principalmente a qualidade de vida e bem-estar da gestante, podendo fazer com que este momento fique marcado pelo desconforto.

Apesar disso, é importante que a mulher se mantenha alerta para alguns sinais que indicam a necessidade de procurar ajuda médica para avaliar as dores. São eles:

  • Dor muito intensa, constante ou que apresenta piora com o passar do tempo;
  • Dor acompanhada de febre;
  • Dor nas costas que acomete apenas um dos lados da coluna (pode indicar infecção urinária, principalmente quando o desconforto é acompanhado de náuseas, febre ou sangramento na urina);
  • Dor nas costas acompanhada de fraqueza, perda de sensibilidade e/ou falta de controle das pernas.

Nesses casos, é importante procurar um ortopedista especializado em coluna para avaliar o caso e identificar se há um problema mais grave em curso.

Para mais informações sobre dores na coluna na gravidez, entre em contato e agende já a sua consulta com o Dr. Carlos Barsotti.

Fontes:

ITC Vertebral;

Dr. Carlos Barsotti.

AGENDAR CONSULTA

Preencha o formulário e aguarde nosso contato. Se preferir, nos chame pelo: WhatsApp 11 93270-0211 ou
11 2985-0211 .